Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

27/01/2009

CURTINHAS DE 27/01/2009

Nasce o MultiEconomia

As redes de supermercados Rede Economia e MultiMarket se fundiram para criar o maior grupo no setor varejista deste seguimento. São 108 lojas, ultrapassando o Grupo pão de Açúcar no estado do Rio de Janeiro. A nova fusão vai gerar um poder maior de negociação entre os fornecedores e diminuir as despesas com logística. Com isso a competição entre os preços passa a ser mais acirrada.
Fonte(O Estado de São Paulo)

As Fusões do Bancos

Os clientes do Itaú e Unibanco já poderão utilizar os caixas eletrônicos um do outro para saque e consulta a partir deste fim de semana.
Já os clientes do Santander e Real terão que esperar até março, quando está prevista o inicio desta operação.

26/01/2009

Pão Duro e Biscoito Mole



Muitas vezes se pergunta. Por que o pão fica duro e o biscoito mole após abertos ?

È o seguinte: a diferança está na sua fabricação, pois o pão leva 1/3 de água na sua composição, enquanto que o biscoito leva somente a água existente no ovo e na manteiga. Com isso após aberto o biscoito absorve a umidade do ar. E o pão perde esta água no ambiente ficando duro.
Para amenizar este problema coloque os biscoitos após abertos num pote de vidro e o pão no congelador, pois a água existente na massa irá congelar e quando for consumir é só aquecer.
Viu....Simples não é ?

CURTINHAS DE 26/01/2009

Estão de olho na Casa & Vídeo

A Crise chegou a um das maiores rede de varejo do Rio de Janeiro, a Casa e Video. Atento a isto os concorrentes de peso como: Pão de Açúcar, Ricardo Eletro, Ponto Frio e Lojas Americanas já mostram interesse na compra dos pontos-de-venda. A rede possui 68 lojas no estado, 6 mil funcionários e um faturamento de R$ 1,6 bilhões.

Pão de Açucar com gasolina

O grupo Pão de Açúcar pretende até o final de 2010 ampliar a sua rede de postos de gasolina de 74 para 200 unidades. O grupo acaba de adquirir 6 postos Repsol, por enquanto a expansão fica para o interior de São Paulo.

25/01/2009

PROTETOR SOLAR, QUAL O FATOR ?


Nas minhas pesquisas diárias me deparei com uma jovem com a dúvida sobre os fatores do protetor solar. Então vamos lá.

A numeração é uma múltiplo de 10 ou seja, a cada 10 minutos multiplica-se pelo fator correspondente da embalagem. Por exemplo: se é FPS15 é = 15 x 10 =150 seja 150 minutos de exposição após a aplicação do produto. Se for FPS30 multiplica-se 30 por 10 que vai dar 300 minutos de exposição ao sol.
Vale lembrar que acima de FPS20 a diferença de proteção não é tanta em relação aos demais.
E ai, Bloqueador ou protetor ? Protetor é mais brando enquanto que bloqueador é mais potente e é indicado para peles muito branca com sensibilidades. Então é isso ai, até o próximo esclarecimento.

23/01/2009

PESQUISA SEG. QUINZENA DE JAN/2009 2

Somente são comparados produtos mesma marca e mesmo encarte

Produtos Supermarket Rede Economia
Validade do encarte ano 2009 até 01/02 19 a 25/01



Achocolatado Nescau 400g 2,89 2,98
Margarina Claybom 500g 1,85 1,99
Leite Condensado Moça 395g 1,98 1,98
Limpador Veja Multi-uso 500ml 1,99 1,99
Farofa Pronta Chinezinho 500g 1,98 1,98
Bebida Lactea Paulista 500g 1,99 1,99
Iogurte Liquido Danoninho 180g 0,99 0,99
Maionese Soya 500g 1,68 1,79
Sucrilhos Keloggs 300g 4,98 4,89
Neston 400g 5,69 5,69
Refrigerante H2O 1,5 l 2,09 2,09
Isotonico Gatorade 500ml 2,19 2,39
Creme Dental Seafresh 90g 0,98 0,98
Tira Mancha Liq. Vanish refil 500ml 2,88 2,78



Total da lista 34,16 34,51

22/01/2009

CURTINHAS DE 22/01/2009

Casas Bahia

O faturamento de 2008 foi de R$ 13,7 bilhões, ficando pouco abaixo da meta de 14 bilhões.

Ricardo Eletro

Foi de R$ 1,9 bilhões o valor do faturamento em 2008, 18% maoir que 2007.

Berland

A catarinense Berland faturou R$ 190 milhões em 2008.

Magazine Luiza e Pernabucana

Segue no mercado a intenção da criação de uma associação entre a Magazine Luiza e as Pernambucanas. Com isso nasceria uma rede com quase 600 lojas ficando atrás apenas da Casas Bahia e à frente do Ponto Frio.

PESQUISA SEGUNDA QUINZENA DE JAN/2009

Somente são comparados produtos mesma marca e mesmo encarte

Produtos Mundial Prezunic
Validade do encarte ano 2009 16/01 a 29/01 17/01 a 30/01



Maionese Helmanns Trad ou Light 500g 2,79 2,97
Mortadela Ouro Pedigão kg 7,60 7,99
Presunto Cozido Perdigão kg 8,28 8,98
Lingüiça Calabresa Sadia kg 6,99 6,99
Sanduiche Hot Pocket Sadia 145g 2,58 2,78
Farinha de Trigo Rosa Bca kg 1,39 1,39
Farofa Pronta Chinezinho 500g 1,79 1,79
Atum Solido G Costa em Oleo 170g 2,98 3,59
Cereais em Barra Trio Tradicional ou light c/3 2,29 2,29
Suco de Caju Maguary 500ml 1,59 1,68
Refrigerante Kuat 2 l 2,07 2,09
Esponja de lã de aço Limppano 60g 1,25 1,25



Total da lista 41,6 43,79

18/01/2009

CURTINHAS DE 18/01/2009

Makro

A maior rede atacadista do Brasil pretende abrir mais 10 poestos de gasolina para somar aos 26 já existentes. Com isso, o Makro vai disputar espaço com o Carrefour e Pão de Açúcar, que também atuam neste seguimento. Além de postos, o Makro pretende investir na abertura de novas lojas.

14/01/2009

Cuidado com as Liquidações


O Procon Municipal passou a receber 50 reclamações a mais por dia desde o saldão de eletroeletrônicos promovido no último fim de semana pelas grandes redes, como Magazine Luiza, Ponto Frio e Ricardo Eletro. Além do questionamento frequente sobre a garantia dos produtos, foram registradas denúncias de produtos com defeitos que comprometem o funcionamento do aparelho, como micro-ondas sem o prato giratório, fogão faltando a trempe e panelas de pressão de baixa qualidade, comercializadas a R$ 9,90.

Nas grandes liquidações, as lojas chegam a oferecer descontos de 75% nos preços de produtos de mostruário, parados no estoque ou com pequenos defeitos, como arranhões na pintura, amassados ou peças soltas. “Se o consumidor já sabia dessa condição no momento da compra, não cabe reparação. Mas se aparecerem outros problemas que não foram listados na nota fiscal, como um defeito de fabricação, poderá ser exigido o conserto”, observa Stael Riani, coordenadora do Procon Municipal. Ela lembra que as notas devem ser guardadas por 90 dias, prazo permitido para notificação de defeitos em eletroeletrônicos.

Em dias normais, o Procon atende em média 150 reclamações diárias no mês de janeiro. Nos últimos dois dias, o volume subiu para 197 por dia. O aumento de 30% nas denúncias reflete as compras feitas no afogadilho pelos consumidores. “A maioria faz compras muito rápidas nos feirões, sem ver o que está comprando nem comparar os preços antes, para conferir se a mercadoria oferecida está realmente em promoção”, diz. Já a existência ou não da garantia deve ser conferida com antecedência, pois é facultativa e depende de cada fabricante.

Outra ocorrência citada pelos consumidores de feirões é que, ao fazer as compras na correria, deixam de verificar as especificações dos aparelhos em relação à economia de energia, às condições de pagamento e ao espaço da casa. “Não adianta nada levar uma geladeira barata que vai aumentar a sua conta de luz ou ainda um eletrodoméstico oferecido com 75% de desconto, mas que sai entre 14% e 40% mais caro no financiamento das prestações. O que ele ganhou no desconto perde na tarifa de energia ou no pagamento de juros”, alerta a advogada. Ela cita ainda o caso do consumidor que levou uma TV de plasma sem medir antes o espaço da sala e acabou depositando o aparelho na cozinha, o único lugar onde cabia a tela grande.
Fonte Portal Uai.com.br

07/01/2009

PESQUISA 1ª QUINZENA DE JAN/2009 nº 2

Produtos Sendas Guanabara
Validade do encarte ano 2009 02/01 a 10/01 04/01 a 10/01



Feijão Preto Maximo kg 3,49 4,29
Detergente em pó Omo Multiação kg 4,99 4,98
Sabão em pedra Barra c/5 de 200g 3,75 3,99
Detergente Liquido Minuano 500ml 0,96 0,99
Cereal Sucrilhos Kellogs 300g 4,75 4,89
Creme vegetal Claybom 500g 1,99 1,89
Requeijão Cremoso Polenghi sab 200g 2,39 2,89
Iogurte Polpa Activia 400g 3,99 3,99
Tira Mancha Vanish Poder 02 450g 11,59 11,98
Shampoo Seda Tipos 350ml 3,89 3,89
Codicionador Seda Tipos 350ml 4,99 4,99
Creme para Pentear Seda Tipos 300ml 3,58 3,98
Papel Higienico De Luxe c/8 rolos 2,29 2,18



Total da lista 52,65 54,93

06/01/2009

CURTINHAS DE 06/01/2009

Casas Bahia Fecha

A Varejista Casas Bahia fecha oito lojas no Rio Grande do Sul, visto o faturamento destas lojas não terem atingido o esperado.

Gigantes prontas para expansão

As gigantes Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar e Sonda, estão prontas para fazer novas aquisições este ano- apesar da crise financeira-.

Gimenes continua demitindo

No último dia 2 a rede de supermercados Gimenes fechou mais uma loja, desta vez foi a de Rio Claro em São Paulo; causando 60 demissões.

Pão de Açúcar Cresce

As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar somaram 2,355 bilhões em dezembro, representando um aumento de 9,3% em relação a 2007. No acumulado do ano de 2008 o faturamento somou R$ 20,857 bilhões um percentual de 18,2% sobre 2007.

PESQUISA PRIMEIRA QUINZENA DE JAN/2009

Somente são comparados produtos mesma marca e mesmo encarte

Produtos Mundial Prezunic
Validade do encarte ano 2009 02/01 a15/01 03/01 a 16/01



Arroz Polido ou Parboilizado Tio João 5 kg 10,50 11,40
Milho Verde Predilecta lt 200g 0,95 0,98
Sustagen Kids Varios sabores 380g 13,50 13,80
Presunto Cozido Sadia kg 8,98 9,70
Lingüiça Calabresa Perdigão kg 6,55 7,25
Protetor Solar Sundown FPS 15 120ml 14,98 15,70
Azeitonas Vs. Vale Fertil 160/180/200g 3,35 3,29
Atum Ralado G Costa 170g 2,16 2,19
Cereal Sucrilhos Kellogs 300g 4,59 4,89
Aveia em Flocos Quaker 250g 1,68 1,59
Leite Fermentado Chamyto 450g 2,95 2,99
Petit Suisse Chambinho 320g 2,95 2,99
Creme vegetal Doriana Tradicional 500g 2,10 2,48
Café cappuccino 3 Corações 180/200g 4,68 4,89
Maionese Arisco 500g 1,79 1,65
Desodorante roll on Nivea 50ml 4,85 4,95






Total da lista 86,56 90,74

01/01/2009

ANALISANDO......

Pronto, mais um ano se inicia, espero que você tenha conseguido realizar aquela promessa de 2007 se não conseguiu tente realizar agora em 2009. Mas vamos lá, a vida continua e espero continuar aqui postando.
Nestes anos de trabalho no mercado varejista, não preciso ser analista econômico para pelo ao menos prever como se iniciará este ano. É o seguinte: as empresas que contrataram mão-de-obra para o extra natal, começam a demitir 80% dessse pessoal agora, as vendas que estavam acelerando, despencam agora com ressaca de fim de ano. Os lucros que foram anunciados como altos, se descobre com os balanços do primeiro trimestre que eram baixos. Algumas empresas pedem concordatas; outras fazem a famosa reestruturação de pessoal para cortar os gastos, mas as vendas mesmo que modestas, continuam. Para alguns setores serão menores, enquantos outros superarão as expectativas.
Muitos irão apostar em PIB de 2,5% eu vou apostar em 3,1% afinal será preciso comprar e alguém terá que vender e nessa cadeia comercial alguém terá que crescer e este pode ser o Brasil ainda que modestamente. Então é isso, não espere por muito pessimismo, pois as coisas mudam.