Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

21/03/2008

"CONTÉM GLÚTEN"


Essa frase você com certeza já leu em algumas embalagens de produtos alimentares. Mas o quê" raios" é isso ? Vamos lá, o glúten é uma proteína que se encontra na semente de muitos cereais e que combinada com o amido, representa 80% das prtoteínas do trigo. Ele é responsável pela elasticidade da massa, permitindo assim a sua fermentação. Isso faz com quê a massa fique elástica parecida com chiclete e também esponjosa. Porém, têm pessoas que são alérgicas a essa proteína, no qual provoca danos na mucosa intestinal impedindo uma digestão normal. Portanto, se você é alérgico observe "Contém Glutén".

PNEU - QUE NUMERAÇÃO É ESSA ?


muita gente quando vai comprar um pneu fica confuso com aquela numeração fixada nas etiquetas dos pneus. Então vamos lá, resumindo.


P165/65R1589h
P
Indica o tipo de pneu ou seja, P é para veículos de passageiros e Lt para camionetas.
165
Indica a largura do pneu neste caso signifia que é de 165 milímetros.
65
È a relação altura e largura no caso de 65 significa que a latura é igual a 65% da largura do pneu.
R
Indica o tipo de fabricação. R vem de Radial e B diagonal, ou seja a carcaça atravessa o pneu diagonalmente de talão a talão de modo que é mais reforçado.
15
È a largura da roda em diâmetro de polegada.
89
È o índice de carga máxima em libras que o pneu suporta.
H
Indica a velocidade que é seguida de acordo com uma tabela. Neste caso é de 130mph

12/03/2008

CARNE MATURADA - DICAS SOBRE CARNE


Maturação

É resultado de um processo natural de amaciamento da carne. Depois de embalados a vácuo, os cortes são encaminhados para o Túnel de Maturação onde permanecerão por um período de 21 dias, a uma temperatura de 0 a 2C. Nesta situação de repouso, as substâncias (enzimas), que naturalmente estão presentes na carne, começam a romper as fibras responsáveis pela sua rigidez, tornando-a assim mais macia.



Como Escolher a Carne

Para assegurar a escolha de um produto na hora de comprar carnes, você precisa atentar-se para alguns detalhes, como:• Adquirir carne inspecionada por um serviço de inspeção federal, estadual ou municipal. Esta informação deve estar presente na embalagem do produto ou de forma visível no estabelecimento• A carne fresca deve ter cor vermelho-cereja, brilhante, entretanto, quando estiver embalada a vácuo (aquela embalagem que fica completamente aderida ao produto), a carne apresentará uma cor amarronzada, sendo isso perfeitamente normal. Nessa embalagem a alteração da cor deve-se à ausência de oxigênio; quando a embalagem é aberta a cor da carne restabelece-se em poucos minutos.• Sob o ponto de vista da aparência, também é importante observar aspectos de higiene, tais como: carne preferencialmente embalada a vácuo. Nesta, o sangue sempre estará presente e deve apresentar a mesma coloração escura da carne.• Observe o ambiente onde realiza a compra, desde a limpeza até a organização dos balcões refrigerados, bem como o piso e os funcionários do local, que devem ter cuidados com a aparência e serem asseados.• Verifique a temperatura de armazenagem e exposição do produto, pois estas se relacionam diretamente à qualidade de carne. Carnes resfriadas e congeladas devem ser armazenadas em balcões distintos. Considerando que o balcão está funcionando adequadamente, certifique-se de que não há excesso de produtos expostos, o que prejudica a circulação do ar frio e mantém o produto acima da temperatura adequada.É importante que a carne seja a última a ser colocada no carrinho de compras, pois oscilação de temperatura influencia na vida útil do produto (Validade).



Pontos importantes:

A carne resfriada dura 60 dias e a congelada, até 540 dias. A carne embalada a vácuo é escura devido a falta de oxigenação dentro da embalagem, que provoca reação da mioglobina.
A cor vermelha escura das carnes é devida o excesso de tempo que ficou congelada.
Costela com ossos chatos e grandes são de vaca velha. Já ossos pequenos e arredondados, são de novilhos. A gordura amarela escura é de animal velho, deve ser clara de cor de manteiga. E atenção: gordura muito branca pode ser de búfalo.



Receitas



Picadinho de Carne com Quiabo
Alcatra Recheada
Bife à Milanesa Recheado
Bife de Tiras com Ervas

10/03/2008

Transgênicos ou Gordura Trans, Qual a Diferênça ?


Transgênicos


Alimentos Transgênicos são alimentos cuja semente foi modificada em laboratório. Essa semente é modificada para que as plantas possam resistir às pragas de insetos e a grandes quantidades de pesticida. Além de causar danos ambientais,
Os alimentos Transgênicos também podem ter conseqüências negativas para a saúde, pois existem estudos que revelam que algumas variedades de alimentos Transgênicos ”podem” prejudicar gravemente o tratamento de algumas doenças, tanto nos homens como nos animais. Isto acontece porque algumas culturas de alimentos Transgênicos contêm genes que resistem aos antibióticos.


Gorduras Trans

As gorduras trans são um tipo especial de ácido graxo formado a partir de ácidos graxos insaturados. Em outros termos, são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes em muitos alimentos industrializados, como biscoitos, bolos, confeitados e salgadinhos. A gordura trans é muito utilizada nestes produtos por aumentar sua validade e dar mais crocância, mas é extremamente nociva para o organismo. Gordura trans age como a saturada ao elevar o nível da lipoproteína (concentração plasmática) de baixa densidade no sangue (LDL ou "colesterol ruim"), isso faz com que os níveis de absorção da lipoproteína de alta densidade (HDL, o "colesterol bom") sejam prejudicados, sendo que esta é responsável pela remoção de LDL do sangue.

02/03/2008

VERDADES SOBRE A NUMERAÇÃO NAS EMBALAGENS DE LEITE


O que significam os números no fundo da embalagem?

A numeração no fundo das embalagens é relativa a uma marcação da Tetra Pak chamada número de ordem de produção. A cada pedido de embalagens feito por uma empresa produtora de leite é gerado um número sequencial, que serve para o rastreamento da produção.O número que aparece acima deste sequencial no fundo da embalagem (1, 2, 3 etc) é impresso no momento da produção da mesma e refere-se ao posicionamento na bobina. As embalagens de leite são produzidas em grandes bobinas e, desta forma, são enviadas aos clientes (produtores de leite). Os produtores recebem as bobinas que são colocadas nas máquinas de envase e formam a embalagem (caixinha) ao mesmo tempo que acontece o envase do produto. Portanto, não significa que o leite foi embalado várias vezes como se diz por ai.(fonte Tetra Park)

Mais detalhes sobre o assunto clickhttp://www.tetrapak.com.br/destaques/index_destaque.asp?nid=111&dtipo=4

PRODUTOS ORGÂNICOS E HIDROPÔNICOS


Vamos lá, orgânico é todo produto animal ou vegetal obtido sem a ultização de produtos químicos ou hormônios sintéticos que ajudem no seu crescimento de forma forçada. A produção orgânica contribui para a conservação do solo, pois descarta o uso de adubos químicos. Existe uma Lei específica para a agricultura orgânica.
Já os hidropônicos que vem de hydro(grego)=água e ponos=trabalho, são produtos cultivados sem solo, ou seja na água. Isso não quer dizer que estes produtos estão livres de tratamentos químicos. Pois, na água se coloca nutrientes e químicas para evitar pragas.
É isso ai até a próxima.


SOBRE O CAFÉ


Vamos lá, resumindo o assunto.
Espécie

Arábica
Responsável pelos sabores e aroma do café. Cultivado em altitudes acima de 800m.

Conilon
Tem sabor e aroma próprios e o dobro de cafeína da espécie Arábica. Cultivado ao nível do mar.

Cereja Descascado
Seco e sem casca, o fruto da caracteristicas ao café suave e leve. Geralmente é encontrado em Blends dos cafés gourmets.

Torrados
Depois de seco o café passa pelo precesso de torra, onde se desenvolve seus aromas e sabores para ficar próprio para consumo, o grau de torra varia entre claro, médio e escuro.

Moagem
Após o processo de Torra o grão é moido. A moagem fina ou média é ideal para filtro de papel; já a grossa é indicada para cafeteira Italiana.

Os tipos se classificam em:
Gourmet, aromatizados, descafeinados, orgânicos, solúveis, liofilizados, tradicionais e cappuccinos. Tem ainda a mistura café com leite.