Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

11/06/2011

Os Últimos Podem Ser os Primeiros


Avaliando o ranking do varejo 2011 realizado pela Abras, percebi que na verdade os que são intitulados como grandes, só os são devido ao número de loja. Veja abaixo:

Class 2010

Razão Social

Fat. Bruto R$

N.lojas

1

G.Pão de Açúcar

36.144.367.885

1.647

2

Carrefour

29.000.238.060

654

3

WalMart

22.334.035.926

479

6

Prezunic

2.449.062.240

30

Como se pode observar, o Grupo Pão de Açúcar fatura R$ 21.945.578,56 por loja, enquanto que o Prezunic; R$ 81.635.408,00 por loja. Ou seja, três vezes mais. Com isto posso afirmar que não se aumenta o faturamento real aumentando o número de loja.

Com isto, ressalto também que o Prezunic com apenas nove anos de existência já atinge a sexta posição pelo terceiro ano consecutivo; levando a crê que não basta crescer em número de loja, é preciso uma boa política de preço agregando a isto um bom atendimento e um investimento em marketing. Outrossim, não adianta mais nos dias de hoje se posicionar em lojas grandes, onde o custo acaba sendo maior e afugenta o cliente, vistos estes não estarem mais ligados a espaços e sim preços. Com a inflação controlada, o consumidor deixou de fazer a tradicional compra de final de mês em hipermercados, dando preferência a pequenos comércios perto de suas residências. Aliás, sobre isto eu já postei no ano passado aqui neste blog. Portanto, para crescer é preciso baixar a margem de lucro, ter sinergia na distribuição e melhorar o poder de negociação.(afinal talvez, isto prove que nem sempre ser grande em número de loja é sinal de poder de negociação).

Observação: comparei o Prezunic (RJ) com o Pão de Açúcar devido à posição mediante o faturamento.

0 comentários: