Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

12/06/2011

A Hipocrisia das Sacolas


Aos poucos os grandes empresários das redes varejistas estão introduzindo o
Marketing das sacolas retornáveis e engordando as suas contas bancárias.
Pobre do plástico que passou a ser o vilão desta história, afinal essas sacolas
não poluem tanto e ainda são utilizadas para o armazenamento de lixos. Casos os mercados não as forneçam, teremos que comprar sacos plásticos para colocar esses lixos. E ai, não estaremos jogando na natureza os mesmos plásticos? Pensem bem! Os empresários estão tirando proveitos desta consciência ecológica. Pois o plástico na verdade não é tóxico, ao contrário destas sacolas que na sua maioria são feitas com nylon, cuja é derivado do petróleo e isto sim é prejudicial ao meio ambiente. Estas sacolas estão sendo vendidas ao preço médio de R$ 2,50 a 6,99 agora multiplique isto por milhares, veja o lucro que estas redes terão com mais este valor agregado.
Não quero estar aqui dizendo que sou contra o uso de alternativas para salvar o meio ambiente, mas antes vamos salvar o bolso dos consumidores de baixa renda. Pois, eles são a maioria nas redes varejistas, Visto os da Classe A e B já possuírem estas sacolas e muitas das vezes as entregas são em domicílio. Se o caso é a poluição no meio ambiente, por quê então não seguir o modelo dos Estados Unidos, que utilizam as sacolas de papéis? Afinal estas eram utilizadas por aqui na década de 70 e cabiam muito mais mercadorias. O porque está no lucro e não na consciência verde. Eu acho bom este país se conscientizar que não podemos mais ser tratado como antigamente, em que o marketing mudava nossos hábitos em troco dos lucros. Chega de hipocrisia!
Mas, atenção: se os poderosos mais uma vez ganharem esta, boicotem, façam as suas próprias sacolas.

2 comentários:

Léa Paraense Serra disse...

Ao comprar uma sacola chamada ecológica verifiquei que é de nylon e pretendia pesquisar sobre a composição e seus efeitos. A sua postagem esclarece. Já pensava na possibilidade da sacola de papel, mas não seria mais cara?

Paulo Monteiro disse...

Prezada Léa Paraense: Realmente seria uma opção a volta das sacolas de papéis, mas ai você vai esbarrar no conceito do desmatamento. Pois,a fabricação envolve corte de árvores(eucalipto). O certo como eu citei é levar a sua própria sacola (Pano)Mas, já existe organizações defendendo o uso das sacolas plásticas. Veja mas no site:
www.plastivida.org.br

Qaulquer dúivida, comente a vontade.
Abraços
Há... Linkei o seu blog no meu estou seguindo o seu.