Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

01/05/2008

ADOÇANTE - SAIBA QUAL O SEU


O uso de adoçante começou na década de 60 principalmente nos Estados Unidos. A comercialização no Brasil veio por volta dos anos 80, e estava associado aos portadores do diabetes. Contudo, mudanças na legislação inseriu novas classificações dos adoçantes; permitindo asim que outras pessoas passassem a fazer uso diário do substituto do açúcar. Portanto, existe hoje vários tipo à venda no país. São eles:

SACARINA
È o mais antigo, é sintético derivado do petróleo; adoça 200 vezes mais que a sacarose, ou seja o açúcar branco.
Não causa cáries, possui sabor residual amargo e metálico.

CICLAMATO
È sintético derivado do petróleo, adoça 30 vezes mais que a sacarose. Possui sabor residual doce-azedo, não causa cáries.

ASPARTAME
È produzido a partir de dois aminoácidos encontrados nos alimentos, São eles: Metil-éster-fenilalanina e o ácido l-aspártico. Adoça cerca de 43 vezes mais que a sacarose. Não causa cáries, possui residual semelhante a da sacarose. Ateção este não deve ir ao fogo, porque sofre reação que causa a perda do seu sabor doce. Não é indicado aos portadores de fenilcetonúria.

ACELSUFAME
È do ácido acético, adoça 125 vezes mais seu sabor é semelçhante a glicose, não causa cáries. Normalmente e usado para bebidas, sobremessas, goma de mascar e adoçantes de mesa.

STÉVIA
È derivado da stévia, uma planta nativa do Brasil, adoça 200 vezes mais do que a sacarose, seu sabor é semelhante ao do alcaçuz. Não causa cáries.

FRUTOSE
È deivado de frutas e mel, causa cáries, tem um alto poder adoçante, portanto basta poucas gotas. É calórico.

XYLITOL, SORBITOL E MANITOL
È derivado da reduão da glicose (álcoois de açúcar). Contêm 4 Kcal por grama, não causa cáries, são utilizados na fabricação de gomas de mascar. È isso ai !!

0 comentários: