Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

24/10/2011

A CONCORRÊNCIA SEM CONCORRENTE

O único monopólio sustentável no Capitalismo é o monopólio por competência: quando uma empresa oferece um serviço tão bom que nenhuma outra consegue superar, a um preço que as pessoas estão dispostas a pagar e praticando margens de lucro que não atraem novos concorrentes.  Digo isto porque está a cada dia mais claro o resultado destas fusões praticadas pelo varejo, principalmente o realizado pelo Grupo Pão de Açúcar. Vejamos:
Ao pesquisar três itens como exemplo de eletroportáteis nas lojas do grupo, observei que os preços nas três lojas do grupo são os mesmos; não há concorrência. Veja abaixo:

Preço praticado no dia 24 de outubro de 2011 – preços sem promoção – em R$



Produto                                   Extra                P.Frio              Casas Bahia     Cfor     Ricardo

Cafeteira Walita RI7546          199,00             199,00             199,00             nt         nt
Liq. Walita RI2044                  199,00             199,00             199,00             nt         249,00
Ventilador Arno SF30              139,90            139,90             139,90             139,00  nt
           
          

            Como se pode ver, esta prática diminui a opção de escolha do cliente que anda a procura de preços mais baixos e deparar com valores iguais. Não digo que isto é monopólio, visto que é preciso que o mercado esteja em grego, mono (um) + polein (vender), ou seja; apenas um grande grupo fornecendo determinado produto. Como ainda temos no País a livre concorrência cabe cada vez mais o consumidor ficar atento aos preços e pesquisar bem antes de comprar. Portanto, como eu já disse não há monopólio por competência e sim ganância de mercado, onde o dragão acaba se queimando com o próprio fogo.

23/10/2011

MUÇARELA COM Ç É MAIS SABOROSA

Como se não bastasse as inúmeras qualidades que o Supermercado Prezunic tem, agora passa a ganhar o título de professor ortográfico. Pois é, bastou veicular corretamente a grafia muçarela com ç para todos os outros supermercados seguirem o mesmo. Dias atrás assisti um comercial do Guanabara também com a mesma grafia: muçarela com ç. É isto ai, Prezunic também é cultura.

Só para lembrar: 
carozza (itália) vira caroça, piazza vira praça, razza vira raça

E SE STEVE JOB NASCESSE HOJE


Com certeza não teria a sua trajetória brilhante que o levou a admiração do público. Pois, num mundo globalizado de hoje, no qual as empresas para refinar o quadro de funcionários; buscam tão somente “canudos de papel”. Deixam de lado a inteligência, experiência e a capacidade do profissional para contratar somente àqueles que apresentarem um diploma de título que muitas das vezes são adquiridos pelo simples ato do pagamento de mensalidades as inúmeras faculdades que se alastram como se fossem botequins. Pois, a cada esquina se depara com uma.

    Com certeza não teria espaço nestas empresas apenas por apresentar suas idéias futurísticas e certeira. Hoje as empresas não vivem de idéias e sim de ideais.  Sendo assim, quero dizer que Steve Jobs foi um inovador e lncomensuravelmente o mundo ficou melhor tecnologicamente por causa dele.