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07/02/2010

Curtinhas

Indústria Versos Varejo

Um discreto anúncio feito nos últimos dias pela Procter & Gamble não recebeu até agora a devida atenção que o assunto merece. Vigésima maior empresa do planeta em receita bruta, a P&G vai começar a vender, a partir do final de fevereiro, seus produtos em uma página própria da internet. Significa que, em vez de ir a um supermercado para comprar itens como a lâmina de barbear Gillette, o sabão em pó Ariel e o xampu Pantene, o cliente entra no site www.pestore.com (marca registrada pela empresa e que deve ser o canal de vendas online da companhia) e faz ali o seu pedido. Depois, recebe a encomenda em casa, pelo Correio.

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Era uma vez o Varejo

João Carlos Paes Mendonça foi um dos mais importantes barões da história do varejo brasileiro. Ex-dono do BomPreço e membro da família que foi controladora da rede Paes Mendonça, uma das maiores supermercadistas do País, ele tem autoridade como poucos para avaliar o setor. E seu veredicto é ousado: "Ninguém entende de varejo no Brasil", diz este sergipano de 71 anos, 60 deles dedicado ao segmento. "Nem eu mesmo." Homem de diálogos francos e diretos, Paes Mendonça sempre primou pela sinceridade. "É muito difícil entrar em cidades ou regiões que não se conhece. Veja o exemplo do Abilio Diniz, que tentou entrar na Bahia sem sucesso, e o Michael Klein, da Casas Bahia, que acabou saindo do Rio Grande do Sul. É mais complicado entender o consumidor do que se pensa." Afastado do ramo de supermercados, Paes Mendonça quer voltar a investir em São Paulo, mas agora sua prioridade é outra. "Estou no negócio de shopping centers há anos. De supermercado, não quero saber mais", diz. Leia mais em:

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