Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

27/09/2009

Entendendo a Maracutaia

Na semana passada um amigo me perguntou se eu me lembrava da confusa negociação na época que se deu a venda dos supermercados Dallas, Rainha e Continente? eu falei que sim mas não deixei muito claro. Agora pesquisando nos meu arquivos consegui o texto do discurso do Sr. José Nader na ALERJ. Transcrevo abaixo e vejam como é o mundo dos negácios.

nformações Básicas
    Sessão: Ordinária Expediente: Final
    Autor do Documento: Adriana Fonseca/ALERJ Data de Criação: 11/04/2008
__________________________________________________________________

Data da Sessão:10/04/2008Hora:17:35
__________________________________________________________________

Texto do Discurso


    O SR. JOSÉ NADER – Sr. Presidente, Srs. Deputados, senhores funcionários em extinção nesta Casa Legislativa, que saudade temos de funcionários efetivos. Essas coisas que acontecem na Assembléia não aconteceriam se existissem funcionários com anos de Casa e com mais responsabilidade. Quero fazer aqui uma consulta porque estou vendo que a TV Alerj está ao vivo, mas acho que ela não está passando na televisão. Eu gostaria de saber agora, da TV Alerj se está passando na televisão ou não, porque está ali no quadro, ao vivo, mas não vemos a transmissão.

    O SR. PRESIDENTE (Coronel Jairo) – Eu vou responder a V. Exa. Às quintas-feiras transmitem a Câmara Municipal. Mas pode ficar tranqüilo porque todos os telespectadores da TV Alerj vão ver V. Exa., a partir das 21 horas, porque a TV Alerj grava, na íntegra, os depoimentos. Hoje, às nove horas da noite, não ao vivo, mas gravado, estarão transmitindo este plenário, com riqueza de detalhes. Se V. Exa. por acaso tropeçar, a TV Alerj corrige, porque está em evolução, agora dirigida pelo Dudu.

    O SR. JOSÉ NADER – Que coisa boa, quando eu vejo o presidente integrado com todo procedimento da Casa. Eu fico muito feliz. A informação que está ali diz “ao vivo” e isso me deixou confuso, por isso pedi a interferência de V. Exa. Quem, Senhor, habitará em Teu tabernáculo? Quem há de morar em Teu santo monte? O que pratica a justiça e de coração fala a verdade.

    Deputado Wagner Montes, com certeza esse assunto vai causar muito espanto a V. Exa. No ano de 2000, nesta Casa, houve uma denúncia do Deputado Eider Dantas a respeito de uma junção de três grandes redes de supermercado - Dallas, Rainha e Continente.

    Venho estudando este caso e pude detectar algumas coisas: nessa denúncia do Deputado Eider Dantas, o Ministério Público entrou em ação para fazer a sua verificação. Mas, quando foi consultar o Ministério Público, eles não acharam o processo de investigação. Aí, denúncia que me chegou relata que essa composição dos supermercados se deu da seguinte forma: Dallas, Rainha e Continente venderam... - isso foi montado pelo Sr. Silverinha, aquele do “propinoduto”, ele mesmo - e isso passou meio batido na Comissão, na CPI do Propinoduto. Mas, como essa denúncia chegou ao meu gabinete agora, eu comecei a me aprofundar. Segundo me informam, esses três supermercados venderam o supermercado para a grande rede Carrefour, francesa, tudo feito pelo Sr. Silveirinha. E nessa venda para o Carrefour sumiram os débitos fiscais desses mercados.

    Eu estou me aprofundando. Como vi isso, engendrado por um camarada que conhecia tudo dentro da Secretaria de Finanças, logo a seguir a essa venda feita ao Carrefour, eles tomaram... o Carrefour detectou que as redes que ele havia comprado eram de lojas que não davam lucro e venderam novamente para as mesmas pessoas, porém sem os débitos fiscais. Eu achei isso muito estranho e percebi nisso tudo, - eu quero até dizer aqui que estou falando em cima da denúncia que recebi, - que o Carrefour estaria envolvido com o Sr. Silveirinha para manobrar essa maracutaia. Isso foi esquecido no Governo do Estado. E, à época, nesta Casa, o Presidente era o hoje Governador Sérgio Cabral. Então. Estou pedindo ajuda dos Srs. Deputados porque quem viveu nessa época, nesta Casa, em cima dessas denúncias pode ter mais elementos que nos possam clarear esta denúncia. E, inclusive o Dr. Marfan Martins Vieira era, na época, Presidente da Associação do Ministério Público e eles se engajaram para saber desse débito fiscal, para onde foi.

    Uma outra coisa interessante é que quando eles compraram de volta essa rede de supermercados, que foi transformada em Presunic, quem comprou essa rede foram os filhos dos donos do Dallas, Rainha e Continente. Isso foi registrado na Junta Comercial com um capital social de 9 mil reais. Quanto seria o capital social dessas três empresas? Eram três grandes supermercados.

    Estou trazendo isso a esta tribuna porque estou me aprofundando nessas investigações e os Deputados mais antigos desta Casa, com certeza, poderão clarear melhor as nossas informações e nos ajudar a saber onde estão esses débitos fiscais, porque na época, nesta Casa, o Presidente era o Deputado Sérgio Cabral, que hoje é Governador. Então nós temos que saber aonde é que foi isso. De repente, até o hoje Governador pode nos informar melhor essa situação, porque os débitos fiscais desses supermercados eram grandiosos, e sumiram.

    Para onde foram? Acho que, de repente, o Secretário de Saúde Sérgio Côrtes deve ter comprado Doril e sumido com esse débito. Mas nós vamos nos aprofundar e vamos achar, Sr. Presidente, Deputado Coronel Jairo, onde estão esses débitos porque isso causou um rombo no Governo do Estado. E eu quero achar os responsáveis.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, Coronel Jairo, pela sua ajuda nesse tempo que me excedi.

    Este texto é reproduzido na íntegra.


0 comentários: