Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

24/02/2008

COMO ESCOLHER O SEU PEIXE



Peixe

Corpo deve estar firme e brilhante.
As escamas bem aderidas, se soltarem com facilidades, evite-o.
Guelras de preferências bem rosadas ou avermelhadas.
Olhos Brilhantes, se etiver com olhar de "peixe morto", descarte-o.

No caso de congelado, verifique a procedência e a data de validade na embalagem.

Moluscos

Lulas e Polvos com pele fina e úmida e consistente.

Crustáceos

Carapaça bem aderida ao corpo, observar a coloração.
Cheirar, não tenha receio de fazer, pois só assim você saberá se estar fresco.

Peixe mediterrâneo cozido

Porque essa receita é saudável: deve-se optar por peixe cozido ou grelhado ao invés de frito.
Ingredientes:2 colheres de sopa de óleo de oliva1 cebola grande fatiada1 lata de extrato de tomate1 alho picado1 copo de vinho branco seco1/2 copo de molho de tomate1/4 copo de suco de limão1/4 copo de suco de laranja1 colher de chá de semente de erva-doce1/2 colher de chá de orégano seco esmagado1/2 colher de chá de tomilho seco esmagado1/2 colher de chá de alfavaca seca esmagada500 gramas de file de peixe (linguado ou perca)

Modo de preparo:1. Aqueça o óleo numa frigideira grande. Adicione cebola e a cozinhe em calor moderado por 5 minutos.2. Adicione os demais ingredientes, exceto o peixe.3. Agite bem e ferva por 30 minutos, descoberto.4. Coloque o peixe em recipiente para cozer de 25x15 e cubra com molho e condimentos5. Coza o peixe sem cobrir a 190 graus por 15 minutos.Quantidade: faz 5 porções de 225 gramasCada porção provê em torno de: 177 calorias, 4 gramas de gordura total, 1 grama de gordura saturada, 56 mg de colesterol e 281 mg de sódio.

Bem, boa escolha.

Diet ou Light ?

Esta semana eu vou falar sobre os produtos diet e light. Qual a diferença?Bem, muitos ainda pensam que produto diet é aquele que não contém calorias, na verdade produtosdiet são aqueles que há a eliminação de um ou mais ingredientes na sua fórmula original. Portanto,um produto diet é aquele no qual não há açúcares ou gorduras, ou sódio, ou proteínas na sua composição.Normalmente são indicados para diabéticos ou hipertensos que têm restrição ao açúcar e ou sal. Já o Light é apenas o produto que tem a redução e não a eliminação de algum ingrediente na sua produção, Portando uma lasanha light, pode significar que tenha 25% menos gordura. È isso, ai até a próxima.*******************************Paulo Monteiro é Pesquisador de Preço do Varejo*******************************