Enviar um email NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO ANALFABETO QUE NÃO POSSA ENSINAR -

AS DICAS DO MENU ABAIXO SÃO DA RÁDIO BAND NEWS FM

SOBRE VINHOS> GASTRONOMIA> MARKETING>

19/09/2009

Contando história parte 2



Quem é da década de 60 deve se lembrar deste nomes no varejo carioca:

Lojas Brasileiras, Slopper, Barbosa Freitas, Gelli, Masson, Óticas Brasil, Carrossel, Toca do Coelho Branco e Don Pixote (três lojas de brinquedos que eram a minha tortura), Casas Pernambucanas, Helio Barki, Ducal, Calçados Polar e DNB, À Parisiense, Blanea (artigos de praia, que era na Rua Domingos Ferreira), Bazar 606, Bazar Miramar, Mercadinho Azul, Agacê, Bonita, a lanchonete Gordon, Bonino’s, São João Batista Modas, Sambão e Sinhá, Le Bec Fin, El faro, Rio Jerez, Pomme D’Or, Sapasso, Casas Olga, Kalil M Gebara, O Príncipe, lojas de eletrodomésticos Tamakavi (essa era do Silvio Santos),Ultralar, Brastel, Bemoreira, Casa Garçon, Importadora Guanabara, Entrelivros, papelaria Casa Matos e os supermercados:
Mar e Terra, Merci, Ideal, Casas da Banha, Leão, Disco, Paes Mendonça, Peg e Pag, Serra e Mar, Camaro, Olinda, Rainha, Continente, Dallas, Barra, Lidel, Maracanã,ABC,Hesbom,Casa do Charque.
Aos pouco vou postar a nostalgia de alguns deste nomes.

Supermercados Terra e Mar, existente na década de 60 foi comprado pelas Sendas nos anos de 1969
Supemercados Merci (1958) foi comprado na época pelo existente Casas da Banha.
Supermercados Ideal (1960) também adquirido pelo forte grupo Casas da Banha.

Casas da Banha
Depois de ser uma das maiores redes de supermercados do Brasil, com mais de 8 mil empregados, 230 lojas e faturamento anual de US$ 700 milhões, a Casas da Banha teve sua falência decretada em 1999. A empresa ficou famosa por ter patrocinado durante vários anos o comunicador Chacrinha. veja comercial da época no video do youtube.

Cadeia Alimentar do Varejo:

Mar e Terra (1969) e Três poderes(2003) engolida pelo Grupo Sendas que foi engolido pelo Grupo Pão de Açúcar.

Merci e Idel (1958) engolidos pela Casa da Banha (1990) que faliu em 1999 e algumas lojas foram adquiridas pelo Supermercados Serra e Mar, que foi engolido pela rede ABC que foi engolida pelo Grupo Pão de Açúcar.

Disco (1988) é comprado pelo Paes Mendonça (1999) que é engolido pelo Grupo Pão de Açúcar.

Peg e Pag (1978) é vendido para o Grupo Pão de Açúcar.

Vamos ao um resumo das mudanças pelo País.(fonte portal apas)

1971 Surge o modelo de hipermercado, presente em duas lojas: um Peg-Pag, em São

José dos Campos-SP, e um Jumbo, do Pão de Açúcar, em Santo André-SP.

1972 A Companhia de Cigarros Souza Cruz compra 38 lojas Peg-Pag existentes no Sul

e Sudeste do País. Sendo 24 delas em São Paulo.

1974 A rede Eldorado de supermercados inova com o lançamento de marcas próprias.

1975 Chega ao País a rede francesa Carrefour.

1976 o grupo Pão de Açúcar incorpora a Rede Eletroradiobraz, com 50 lojas, sendo

oito supermercados, 26 hipermercados e 16 magazines (bens-duráveis).

1978 o grupo Pão de Açúcar adquire da Companhia de Cigarros Souza Cruz 80,35%

das ações dos Supermercados Peg-Pag.

1986 A rede Morita vende 28 lojas aos irmãos Peralta, que operavam a rede Peralta de

supermercados na Baixada Santista.

1987 uma joint venture entre o Pão de Açúcar e a Shell viabiliza a primeira loja de con-

veniência do País, a Express.

1989 o grupo português Sonae começa a investir no País com a compra da Compa-

nhia Real de Distribuição, do Rio Grande do Sul, e mais tarde chegaria em SP.

1992 A rede de Supermercados Futurama compra as lojas paulistas das Casas da Ba-

nha, em processo de falência.

1994 A rede Mambo compra cinco lojas da rede Gigante. Dois anos depois, incorpora

as seis lojas do Bazar 13.

1995 o Grupo Pão de Açúcar abre capital lançando ações na Bovespa.

1995 o gigante americano Wal-Mart instala sua primeira loja no Brasil, na cidade de

São Caetano do Sul, no ABC paulista.

1997 o Grupo Pão de Açúcar lança ações na Bolsa de Nova York.

1997 o grupo português Jerônimo Martins, que entrou no Brasil ao comprar a Rede

São Jorge, adquire a Rede Sé Supermercados.

1997 o Carrefour adquire 50% das ações das oito lojas da rede Eldorado.

1998 o grupo Sonae compra a rede paranaense Mercadorama.

1998 o Carrefour assume o controle acionário das lojas da rede Planaltão, que passam

a se chamar Champion.

1998 o Grupo Pão de Açúcar compra 32 lojas da rede Barateiro.

1998 o grupo português Sonae adquire 15% do capital dos Supermercados Cândia.

1999 o grupo Pão de Açúcar se associa ao grupo francês Casino.

1999 o grupo Pão de Açúcar compra a rede Peralta.

1999 o Carrefour adquire a rede mineira Mineirão.

2000 o Bank of America financia o primeiro modelo hard discount no Brasil: o Econ.

2000 o Grupo Pão de Açúcar compra as lojas do Reimberg, Nagumo e G. Pires, em

São Paulo.

2000 o grupo holandês Royal Ahold compra 100% da rede Bompreço.

2002 o Grupo Pão de Açúcar adquire as lojas Sé do Jerônimo Martins.

2004 o Wal-Mart compra a rede Bompreço do grupo holandês Royal Ahold.

2005 o Wal-Mart compra parte do grupo Sonae.

2005 o Carrefour compra a operação paulista do BIG, pertencente ao grupo Sonae







0 comentários: