E-Business - Qualquer empreendimento baseado na WEB, ou, as transações de negócio feitas entre empresas pela Internet. Normalmente é utilizado em seu lugar o termo e-commerce, embora não tenha a mesma abrangência.
E.B.I.T.D.A. – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, é o ganho líquido de uma empresa antes da contabilização dos juros (Interest), impostos (Taxes), depreciação(Depreciation) e pagamento de dívidas (Amortization). É um dos muito parâmetros utilizados para se avaliar a lucratividade e valor de uma empresa.
Fusão (Merger) - Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Holding - são conglomerados de empresas que operam em determinados países ou região. Elas nsão internacional. Assim como as incubadoras, oferecem capital, consultoria e infra-estrutura. A regra é manter relacionamentos de longo prazo.
M-commerce - comércio móvel realizado através de celular.
Merchandising - É o aparecimento de produtos, em programas, com ou sem comentários sobre os mesmos. São considerados como merchandising, também, as citações de apresentadores com ou sem aparecimento de logomarca.
Newsletter ou e-letter - Notícias enviadas por e-mail. Normalmente, são enviados boletins periodicamente.
Tablóide - Formato especial de jornal, cuja página representa a metade de um jornal de tamanho convencional.
Verba - Volume de investimento publicitário ou recursos disponíveis para uma campanha publicitária.
Versão - Nome da peça publicitária, tema central do comercial. Tem como objetivo auxiliar a identificação do comercial veiculado no trabalho de fiscalização.
Vinheta - Identificação breve do patrocinador de um programa de tv ou rádio, na abertura, passagem e/ou no fechamento de um intervalo, no qual apresentam recursos de áudio e vídeo (logotipo próprio e música).
PDV – O mesmo que ponto de venda.
Ponto de Venda (PDV) – O Caixa (Brasil), o check-out counter, checkstand (USA), ou checkout (Inglaterra) é um balcão numa loja, num supermercado ou uma loja de departamento, onde os artigos escolhidos pelos clientes são colocados e onde será efetuado o pagamento dos mesmos. Os programas de Ponto de Venda evoluíram das caixas registradoras mecânicas da primeira metade do século XX. Hoje em dia, os sistemas de ponto de venda são controlados por redes sofisticadas e poderosas de computadores. De fato, a maioria dos sistemas de PDV faz muito mais do que funcionar apenas como “ponto de venda”. Mesmo para varejistas menores com 1 ou 2 lojas, há muitos sistemas de PDV disponíveis que incluem o financeiro inteiramente integrado com a gerência de inventário, modulo de compras, gerência da relação de cliente (CRM), serviços de manutenção, aluguel, e módulos de folha de pagamento.
Telemarketing – Termo inglês criado por Nadji Tehrani em 1.982, e que designa a promoção de vendas e serviços via telefone. Atualmente, o termo foge deste escopo, ao abranger também a telecobrança (cobrança via telefone), atendimento ao consumidor e o suporte técnico. Pode-se dizer que o telemarketing é um atendimento telefônico comercial ou não padronizado que segue certos roteiros (scripts) de atendimento.
Recall [do inglês] Lembrança. Termo usado para medir a memorização de campanhas e presença em mídia. Mas também usado para referir-se a marcas/produtos/serviços, como sinônimo de share of mind.
Share [do inglês] Participação, Fatia. O Share de um produto é o quanto ele ocupa em seu mercado específico.
market share - fatia de mercado
share of mind - recordação, fatia de lembrança. Refere-se geralmente a uma marca/produto/serviço, mas existem pessoas que usam para se referir (no Brasil) a uma peça publicitária, como sinônimo de recall.
Splash [do inglês] Termo de origem onomatopaica, em propaganda refere-se geralmente a algum tipo de incursão visual, geralmente em forma de elipse ou de balão de quadrinhos com vertentes pontiagudas, onde destaca-se um termo, expressão, benefício ou atributo do produto. Muito usado em varejo para expressar estímulos de vantagem, é desafeto de grande número de diretores de arte e já foi tido como kitsch , brega. Hoje, como em praticamente tudo na propaganda, seu uso calculado é considerado interessante e até necessário em grande número de peças.
AUDITORIA
Análise completa e minuciosa da contabilidade de uma empresa ou instituição. É feita por peritos que analisam as operações contábeis do começo até o balanço final e apontam correção ou incorreção delas. As auditorias podem ser feitas por funcionários da empresa ou instituição (interna) ou por uma empresa prestadora de serviços (externa).
CARTEL
É uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor, que determina a política para todas as empresas desse setor. O cartel fixa os preços e as quotas de cada empresa.
CâMBIO FLUTUANTE
É o sistema em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. Neste caso, o valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com o interesse e com a oferta e a procura no mercado.
COMMODITIES
Títulos correspondentes a negociações com produtos agropecuários, metais, minérios e outros produtos primários nas bolsas de mercadorias. Estes negócios se referem a entrega futura de mercadorias, mas não significa necessariamente que há movimento físico de produtos nas bolsas. O que se negocia são contratos.
MARK-UP
É a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produção. Essa margem deve ser tal que permita à empresa cobrir os custos diretos (ou variáveis), os custos fixos e a parcela desejada de lucro da empresa.
MONOPÓLIO
É a estrutura de mercado com uma única empresa, com um produto sem substitutos próximos e com barreiras à entrada de novas firmas.
Mais consulta acesse:
http://interfisco.com.br/portal/dicionario/list.action?dicionario.tipoDicionario=2&letra=A
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